NOTÍCIAS

26/08/2016

Fumo também afeta a saúde de amigos e parentes

Por Vita

Dia 29 de agosto é Dia Nacional de Combate ao Fumo no Brasil

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte modificável no mundo. No Brasil, dados da Vigitel apontam que 10,8% dos brasileiros fumam, o que corresponde a mais de 22 milhões de pessoas. Os números são alarmantes e justificam a intensa campanha pelo fim do tabagismo.

O cardiologista do Hospital VITA, Mario Sérgio Julio Cerci, afirma que o hábito de fumar é um dos maiores fatores de risco que levam ao infarto do miocárdio e ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), as duas mais freqüentes causas de morte no mundo, além de potencializar problemas pulmonares, como o câncer de pulmão. 

O médico alerta, ainda, para o perigo que o hábito de fumar causa às pessoas próximas ao fumante: “Familiares e amigos também são afetados pelos males do cigarro, uma vez que sofrem o chamado ‘fumo passivo’, absorvendo os componentes tóxicos por meio da respiração”, explica.

Atualmente já existem exames regulares e programas para auxiliar no abandono do tabagismo, uma vez que a dependência é orgânica e psíquica. Alguns remédios também auxiliam neste processo, porém, devem ser receitados por um médico especialista.

 

Sobre o Hospital VITA


A primeira unidade do Grupo VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (CanadianCouncilon Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente.

O Hospital VITA possui a certificação de serviços de saúde que avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Possui também o nível de excelência na certificação nacional da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.

O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos.

Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.