NOTÍCIAS

24/08/2016

Doenças digestivas são tema de palestra gratuita

Por Vita

Encontro voltado para idosos ocorre neste sábado (27), a partir das 8h30

As doenças digestivas são tema da edição de agosto do Viver Mais VITA – Melhor Idade, programa do Hospital VITA Batel, que tem como objetivo promover a saúde e bem-estar de pessoas com mais de 60 anos. O encontro gratuito será realizado na manhã deste sábado (27) e terá como palestrante o médico Rodrigo Fontan, cirurgião do aparelho digestivo e gerente médico do VITA Batel.

O especialista falará sobre as Doenças do Aparelho Digestivo na Melhor Idade, dando dicas sobre como evitar e combater o problema. Segundo ele, as doenças digestivas são comuns em todas as idades, mas existem algumas patologias que nos idosos aparecem com mais frequência, podendo causar complicações. Se não forem tratadas adequadamente podem resultar em casos mais sérios e até levar à morte. Conforme o médico, as doenças digestivas compreendem as patologias do trato digestivo alto, do trato digestivo baixo, além de fígado, vias biliares e pâncreas. O médico explica que vários problemas podem ser facilmente tratados através de medicamentos e dietas, mas em alguns casos, apenas a intervenção cirúrgica resolve.

Entre os temas abordados na palestra estarão as gastrites, úlceras, doenças diverticulares, colelitíases ("pedra na vesícula"), entre outros. O cirurgião alerta também sobre a importância de realizar check-ups anuais e consultas rotineiras para detectar essas doenças no estado mais precoce possível para um tratamento adequado.

Viver Mais VITA – Melhor Idade – O programa foi criado em 2009 com o objetivo de promover ações que visam melhorar a saúde e prevenir doenças que afetam a população com mais de 60 anos. O encontro inicia com café da manhã, seguido por palestra e atividades físicas e culturais, que têm como finalidade incentivar e aprimorar os hábitos de vida dos idosos.

O encontro conta também com o apoio do Lanac – Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos aos 30 primeiros inscritos. Para participar do evento, que tem vagas limitadas, é necessário fazer inscrição pelo telefone (41) 3883-8414?.

?Terceira idade: Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 26,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% dos habitantes do país. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade componha 14% da população global em 2040.?

 

SERVIÇO
Programa Viver Mais VITA – Melhor Idade
Palestra ”Doenças do Aparelho Digestivo na Melhor Idade”, com Dr. Rodrigo Fontan, cirurgião do aparelho digestivo e gerente médico do VITA Batel.
Data: sábado, 27 de agosto, a partir das 8h30
Local: Hospital VITA Batel – Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 – Batel – Curitiba – PR
Informações e inscrições: (41) 3883-8414?
?Entrada Gratuita (vagas limitadas)
www.hospitalvita.com.br